Gerente TI
Síntese de Qualificações
Executivo sênior com sólida experiência em TI, atuando em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos de varejo, químico, farmacêutico, agronegócio, automobilístico, financeiro e consultoria em TI.
Expertise na definição do Planejamento Estratégico de TI, envolvendo infraestrutura, projetos e serviços para sustentar a inovação, aceleração e transformação digital do negócio e a experiência do usuário.
Domínio em processos de Governança e integrações, envolvendo definição de padrões, políticas, metodologias (SOX, COBIT, ITIL), indicadores estratégicos (OKR, KPI e SLA) com otimizações e reduções de custos de infraestrutura de TI.
Expertise em implantação de projetos de infraestrutura com os principais players de mercado: SAP, Oracle, IBM, Microsoft, Citrix, Dell, HP, Lenovo, Huawei, Cisco, TIBCO, entre outros.
Vivência na gestão nas verticais de infraestrutura : Data Center On Premises, Cloud, DevOps, Telecom, Telefonia, Bancos de Dados, Redes, Segurança da Informação, Suporte a Aplicações, Service Desk, Field Service e Asset Management.
Experiência em gestão de ambientes de missão crítica (24x7) e de alta complexidade e disponibilidade com elaboração de Disaster Recovery Plan (DRP).
Expertise em estruturar equipes de alta performance e habilidade em construir alianças com pares, adaptabilidade, resiliência e fluência digital.
Experiência Profissional
-
Gerência de Infraestrutura de TI - CARREFOUR (1/2020 a 5/2021)
Responsável pela administração de Suporte e Operação de Infraestrutura (24x7), abrangendo Atendimento de Usuários, Telecom, Telefonia, Redes, Data Center On Premises, Cloud, integrações (ITOps, IaaS Cloud e DevOps), Quality Assurance, Laboratórios e Projetos de Infraestrutura para Matriz, 10 Centros de Distribuição, mais de 400 Lojas, 800 servidores e 19.000 usuários. Equipe de 33 colaboradores e mais de 100 terceiros. Gestão do budget de RS 120 milhões (2021). Reporte ao Diretor Executivo de TI.
Instalação de antenas nas lojas disponibilizando serviços de WIFI aos clientes promovendo melhor experiência no uso do Super App e melhor conectividade dos equipamentos das lojas à rede corporativa no uso dos sistemas corporativos.
Implantação de lojas sem operação manual (autônomas), promovendo inovação e nova experiência aos clientes.
Disponibilização de telefonia digital na Matriz, Centros de Distribuição e Lojas com ramais digitais, eliminando os telefones fixos e proporcionando mobilidade aos colaboradores em Home Office.
Suporte na infraestrutura On Premises e Cloud para implantação da nova plataforma de-commerce, em parceria com a VTEX em cinco meses, e para o novo Super App, em três meses, consolidando os serviços de mercado, financeiro e shopping online em um único aplicativo com lançamento de programa de recompensas inovador no mercado do Varejo.
Implantação de rede SD-WAN com Cisco Meraki, proporcionando controle e monitoramento centralizado da rede, bem como permitindo a conectividade futura de outros dispositivos de rede.
Disponibilização de mais de 1.800 notebooks em duas semanas para prover Home Office e VPNs aos colaboradores. -
Gerência de Infraestrutura, Projetos e Serviços de - RIACHUELO (10/2013 a 5/2019)
Responsável pela administração e gerenciamento de Suporte e Sustentação de Infraestrutura para São Paulo, Guarulhos, Natal, Fortaleza, Manaus e China, abrangendo Matriz, duas Fábricas, três Centros de Distribuição, mais de 400 Lojas, 500 servidores e 9.000 usuários. Equipe de 25 colaboradores. Gestão do budget de RS 64 milhões. Reporte ao CIO.
Implantação do Manhattan (WMS) e Schaeffer (robotização) em 1,5 ano, automatizando a cadeia completa de reposição de produtos sem intervenção humana.
Suporte na implantação do e-commerce na Cloud AWS com monitoramento e disponibilidade do ambiente.
Implantação de NetBackup/Veeam para salvar mais de 1 PB e guarda externa de fitas, atendendo ao BACEN e PCN.
Otimização dos processos do Control-M com redução de mais de 8.000 para 2.500 jobs, licenças e processamento.
Implantação do Nagios para monitoramento dos ativos com redução de indisponibilidade e impactos financeiros.
Implantação do Delphix evitando investimentos em storage e viabilizando versionamento e qualidade de dados.
Migração dos bancos Oracle para Exadata, propiciando contingência, performance e monitoramento proativo.
Liberação de 30 TB com compressão de dados, evitando investimento e redução na execução de jobs e backups.
Arquivamento de dados do SAP com redução de 30 e melhoria na performance (backup, atualizações e manutenções).
Implantação de alta disponibilidade no SAP, resultando em ambiente redundante e alta performance.
Reestruturação de equipe, segmentando por serviço com treinamentos para capacitação e aumento de performance. -
Gerência de Infraestrutura de TI, Suporte e Operaç - HONDA (5/2011 a 8/2013)
Responsável pela administração de serviços de suporte e operação de infraestrutura para todas as unidades, com mais de 400 servidores e 4.000 usuários. Equipe de 15 colaboradores. Integração ao time global do Japão para projetos estratégicos, gestão na evolução tecnológica da infraestrutura com metodologias ITIL e PDCA. Reporte ao Gerente Geral de TI.
Implantação de Service Desk em três níveis, resultando na solução de 80 dos chamados com redução no backlog.
Terceirização das impressoras e copiadoras, gerando redução média anual de USS 1,2 milhão.
Implantação de ambiente redundante para contingência em atendimento aos requerimentos e exigências do BACEN.
Alinhamento dos contratos locais e regionais identificando consolidação e sinergia para otimização financeira.
Suporte nos ambientes AIX e banco de dados, propiciando implementação do SAP no Brasil, Argentina, Peru e Chile.
Atualização do IHS (portal com parceiros e fornecedores), otimizando o tempo de atendimento e reposição de peças.
Integração de todas as unidades em uma única rede global da Honda, resultando em mobilidade e conectividade global.
Padronização global dos logins de rede, possibilitando a implementação do Projeto Global AD (Active Directory).
Formação Acadêmica
-
Pós-graduação (1/2021 a 1/2021)
Leadership and Management - MBTI -
Superior (2/1986 a 12/1989)
Administração de Empresas - Faculdades Associadas de São Paulo