Analista de Infraestrutura de TI
Síntese de Qualificações
Sou um profissional fortemente envolvido com tecnologia. Me orgulho todos os dias de ter escolhido a TI para minha carreira.
Tanta paixão me faz estar sempre envolvido com TI, seja através de experiência ou através de estudos. Isso explica minhas certificações Microsoft Azure, ITIL 4 Foundation, DevOps Professional, Microsoft MCP, MCSA, MCSE e certificações em segurança da informação.
Possuo também conhecimento e experiência com ITIL v3 e conhecimentos em Cobit5, LeanIT e Scrum. Conhecimento prático no uso do ITSM, gestão de incidentes, gestão de problemas e controle de mudanças, pois faz parte das tendências mais recentes de TI e um profissional completo precisa estar alinhado também no que tange à gestão e melhores práticas.
Não deixo de lado outros assuntos como segurança da informação e por isso além de experiência e certificação no segmento, também possuo conhecimento de normas ISO/IEC 2700x, LGPD e demais fundamentos em segurança da informação.
Estou em constante desenvolvimento e atualmente estou me aprimorando em governança, metodologias ágeis, melhoria contínua e também em cloud computing, através de cursos e certificações.
Deste modo, baseado em meu perfil pessoal, profissional e experiência adquirida, busco uma oportunidade de evoluir, com organização, autonomia, com foco em resultados, aplicando continuamente melhorias alinhadas ao negócio da empresa.
Experiência Profissional
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Coordenador de TI
Responsável pelas metodologias de gestão, governança e compliance de TI, promovendo a atualização de processos da área, além de contribuir para a atualização de processos corporativos.
Análise constante da segurança corporativa com base em normas e metodologias, aplicando PDCA, para alinhar a continuidade de negócio e a segurança da informação.
Responsável pela gestão de mudanças no ambiente de TI, gestão de incidentes e de problema, gestão da base de conhecimento de problemas de TI, fluxos de trabalho da equipe, melhoria contínua, seguindo práticas da ITIL e DevOps.
Vivência em todas as etapas do processo de gestão de TI, elaborando e tratando os fluxos de valor e planos de ação a fim de manter a infraestrutura de TI alinhada com atuais tecnologias e segurança, e mantendo a resiliência operacional.
Administração do parque de infraestrutura de três sites, promovendo as atualizações tecnológicas de virtualização usando Hyper-V e soluções em nuvem, sendo o responsável pela migração e administração do Exchange Online, Office 365 e Azure. Sustentação também do ambiente ERP legado e migração para novo ERP e infraestrutura com switches e firewalls.
Migração para novos servidores DELL e atualização de versões de sistemas e ferramentas como Windows Server 2012, Exchange, SQL, Citrix XenApp e Remote Desktop, além de estrutura de backup, usando fita e Cloud, com soluções Arcserve e Azure e soluções em segurança TrendMicro, resultando na diminuição de chamados no suporte e estabilidade dos serviços na matriz e filiais.
Coordenador da equipe de suporte interno.
Interação com parceiros e fornecedores de infraestrutura de TI, promovendo gestão de contratos mais clara, objetiva e alinhada ao negócio quanto a acordos comerciais/financeiros.
Administração de redes Microsoft, na criação, implantação e gestão de GPOs no Active Directory, assim como configuração e administração de rede com DNS, DHCP e configurações de segurança. -
Coordenador de Service Desk - TOTVS - BCS (10/2001 a 3/2013)
Responsável pela carteira de clientes, portfólio de serviços e contratos de Service Desk da equipe na unidade de São Paulo e de Brasília.
Gestor da equipe de analistas de suporte Service Desk, residentes e de campo, de suporte N1 e N2.
Gestão de Projetos de Infraestrutura e Service Desk de clientes.
Realizar reuniões periódicas com a gestão e clientes, para entender o ambiente atual, o negócio e expectativas e assim direcionar os melhores investimentos em TI.
Responsável de infraestrutura e participação em migrações de ERP TOTVS (Protheus, RM, Sisjuri).
Administrador de Rede Microsoft com AD, pool de backup, storages DELL, sistemas de segurança endpoint e de internet, na sede brasileira de uma multinacional de transportes marítimos, com mais de 11 mil funcionários e colaboradores, por 2 anos, promovendo o gerenciamento, manutenção e atualização da rede, seguindo diretrizes globais da corporação e respondendo à matriz na Suíça.
Administrador da Farm de 25 servidores Citrix Metaframe e Presentation Server, com virtualização desktop e aplicações publicadas, com políticas de usuário em 6 localidades no país, em um escritório de advocacia com mais de 600 usuários, por 2 anos.
Coordenador de TI e Administrador de rede Microsoft e Linux, Exchange, Citrix, com estrutura de backup PowerVault, servidores em cluster, em 5 localidades no país de um escritório de advocacia com aproximadamente 400 usuários, por 2 anos e meio.
Planejamento, migrações e configuração de servidores de firewall e filtros de correio eletrônico e soluções antivírus utilizando diversas ferramentas.
Planejamento, migrações, configuração e gerenciamento de servidores com Sistema Operacional e ferramentas Microsoft, em ambientes de alta disponibilidade e servidores em cluster.
Formação Acadêmica
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MBA (8/2019 a 2/2020)
MBA em Gestão de TI - Universidade Anhanguera -
Superior (1/1997 a 12/1999)
Tecnologia em Processamento de Dados - Universidade Presbiteriana Mackenzie
Cursos e Certificações
CERTIFICAÇÕES
- EXIN DevOps Professional
- Microsoft Azure Fundamentals AZ900
- ITIL 4 Foundation (Credencial: GR671063923AL)
- Microsoft Certified Systems Administrator em Windows Server - MCSA
- Microsoft Certified Systems Engineer em Windows Server MCSE
- Computer Forensics Foundation ItCerts (Credencial: 5F60AC2)
- Cybersecurity Foundation ItCerts (Credencial: 5F60AC0)
- Ethical Hacking Essentials ItCerts (Credencial: 5F60AC1)
- InfoSec Foundation ItCerts (Credencial: 5F60ABF)
- Information Security Specialist ItCerts (Credencial: 5F60AC3)
- LGPD Foundation ItCerts (Credencial: 5F60B34)
- IT Governance Foundation ItCerts (Credencial: 5F60B33)
CURSOS
- Microsoft Exchange Online para Administradores
- Workshop de Imersão Azure Certificações AZ-900 e AZ-103
- DevOps Professional
- LGPD Foundation
- ITIL 4 Foundation
- 30100 Microsoft Azure Infrastructure and Deployment (AZ-100)
- 30101 Microsoft Azure integration and Security (AZ-101)
- ITIL v3 Foundation
- Introduction to Installing and Managing Microsoft Exchange Server 2007
- Managing Messaging Security using Microsoft Exchange Server 2007
- Recovering Messaging Servers and Databases using Microsoft Exchange Server 2007
- Monitoring and Troubleshooting Microsoft Exchange Server 2007
- Managing a Microsoft Windows 2000 Network Environment (2126)
- Planning, Implementing, Managing, and Maintaining a Microsoft Windows Server 2003 Environment for an MCSE on Windows 2000 (2297)
Conhecimentos Gerais
Profissional com 20 anos de experiência em Tecnologia da Informação, atuando como coordenador de TI, coordenador de Service Desk, analista de infraestrutura, analista de suporte técnico e administrador de redes.
Possuo experiência em trabalho com times, com orientação para resultados e foco no cliente. Adepto de Design Thinking e metodologias ágeis, busco sempre ter uma visão geral, evitando desperdícios com melhoria contínua.
Experiência e competência em gestão de equipe técnica, gestão administrativa de TI, gestão de projetos de TI e gestão operacional de ambiente de alta disponibilidade, atuando no segmento jurídico, comércio, transportes e indústria, utilizando frameworks e metodologias de gestão e governança difundidas no mercado.
Experiência em projetos, com visão técnica e de gestão, em empresas de médio e grande porte, desde projetos novos até projetos de migração e/ou reestruturação de ambiente já existente.
Possuo habilidades e competências em:
- Profundos conhecimentos e domínio de Active Directory, GPO, DNS, DHCP, TCP/IP, RD, backup, virtualização, scripts, Powershell, monitoramento, cluster e SAN.
- Experiência e conhecimento em plataforma Microsoft (Azure, Windows Server 2019 e anteriores, Exchange On-Premises e Online, Office 365, ISA Server, Hyper-V, Sharepoint), Citrix, ArcServe, Symantec, TrendMicro, SonicWall, Avaya Solutions e servidores DELL, HP, IBM
- Experiência em segurança de sistemas, softwares e redes (criptografia, autenticação, DLP, SOX, gestão de riscos e demais conceitos) e em ferramentas de proteção de dados e ativos de TI
- Conhecimento e experiência em Cloud Computing (Nuvem pública e privada) e conceitos IaaS, PaaS e SaaS.
- Experiência em governança em serviços de tecnologia da informação, usando frameworks ITIL e Cobit e cultura DevOps, e conhecimento em Scrum e LeanIT.
- Certificado em ITIL 4, DevOps, Azure, Windows Server, Governança de TI, segurança da informação e LGPD
- Conhecimento de normas ISO/IEC 2700x e ISO/IEC 20000.