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Coordenador/Líder de CS, Suporte e CX

Síntese de Qualificações

Sou natural de Florianópolis (SC), formado em Gestão de TI, com especializações em Gerenciamento de Projetos.

Com mais de 15 anos de experiência em Customer Support (Suporte e Atendimento), Customer Success e Customer Experience, liderando times multidisciplinares (20 pessoas) e operações complexas, unindo visão estratégica de receita e crescimento (ARR, NRR, Churn, Cross Sell, UP Sell, LTV), excelência em operações de suporte/atendimento, acompanhando KPIs como CSAT, SLA, TMA, TMR, FCR e automações de IA que escalam operações sem perder a humanização.

Com background robusto em suporte sucesso do cliente, gero insights que transformam voz do cliente (VoC) em playbooks que convertem adoção em upsell, reduzem churn e ampliam CSAT. Redesenhei fluxos e métricas (TMA, SLA 1 Resposta, FCR), reduzindo TMA em 20 e aumentando o CSAT para 94 em dois anos.

Utilizo ferramentas como Make, n8n, Z-API e Agentes de Inteligência Artificial para acelerar processos e fortalecer a conexão com o cliente desde o primeiro contato, sempre equilibrando tecnologia com empatia.

Sou movido por desafios que combinam estratégia de CX, otimização de processos, tecnologia e dados. Acredito no poder do conhecimento aplicado e na evolução constante por isso, estou sempre em busca de livros, artigos, eventos e formações que ampliem minha visão de negócio, liderança e inovação.

Sou um profissional que une visão estratégica, liderança prática, tecnologia, dados e experiência centrada no cliente.

Experiência Profissional

  • Coordenador de Suporte - Pixeon (2/2022 a 3/2025)

    - Liderança e Gestão da área de Customer Support (Suporte e Atendimento), com 20 de especialistas multidisciplinares (de Especialistas à Analistas Júnior, Pleno e Sênior), sustentando centenas de clientes do setor público e privado de HealthTech na América Latina.
    - Implementação e Gestão de Processos e Métricas (TMA, SLA, SLA 1 Resposta, SLO, FCR, CSAT, entre outras)
    - Responsável por aumentar em dois anos, o CSAT para 94.
    - Implementação e Gestão de Processos e Métricas de Customer Success (Sucesso do Cliente) (NPS, CES, NRR, NRC, Playbooks, entre outras).
    - Liderança de Equipe através de métricas como: 1:1, OKRs, PDIs.
    - Experiência com soluções de gestão de atendimento: Zendesk, Jira, Confluence, SalesForce, entre outras.
    - Experiência com soluções de sucesso do cliente: ChurnZero, entre outras
    - Experiência com gestão, análise de dados e tomada de decisão em Customer Support, Customer Success e Customer Experience.
  • Executivo de Sucesso do Cliente - Pixeon (5/2021 a 2/2022)

    - Responsável pelo relacionamento, VoC (voz do cliente), satisfação, jornada do cliente, retenção e sinergia entre as áreas internas,
    - Gestão de uma carteira de mais de 200 clientes, somando mais de RS 2mi de ARR,
    - Gestão das principais métricas (Health Score, NPS, CSAT, MRR, Churn Rate, UP Sell, Cross Sell, Down Sell, entre outras) para extração de insights que solucionem ou identifique algum problema,
    - Atuação estratégica em adoção elevando Health Score médio para 8,4/10.
    - Negociações que geraram RS 320k de upsell anual.
    - Análise estratégica de oportunidades e execução quinzenal do Plano de Sucesso (EBR - Executive Business Review) no cliente,
    - Ser a voz do cliente na empresa e disseminar a cultura do Customer Centric,
    - Responsável por fomentar a adoção sistêmica e retenção dos clientes,
  • Analista de Suporte Sênior - Pixeon (11/2012 a 5/2021)

    Customer Support Senior aos clientes e produtos da empresa para o mercado de HealthTech LATAM. Buscando a resolução de problemas, novas soluções e sempre com foco em satisfazer os clientes/usuários, contribuindo para o crescimento do negócio. Experiência em Customer Success e Customer Experience.

Formação Acadêmica

  • Pós-graduação (1/2009 a 12/2010)

    Gerenciamento de Projetos - Faculdade de Tecnologia SENAC Florianópolis
  • Superior (1/2008 a 12/2010)

    Gestão de TI - Faculdade de Tecnologia SENAC Florianópolis

Cursos e Certificações

TDC - Customer Success
Key University - Customer Success

Currículos para TI, Tecnologia da Informação em Florianopolis e região

23
nov

INFORMATICA

Florianopolis - SC

19
nov

Analista de atendimento

Florianopolis - SC

11
nov

Consultor SAP FI

Florianopolis - SC

02
out

ANALISTA DE ATENDIMENTO (E-COMMERCE)

Florianopolis - SC

29
ago

Suporte

Florianopolis - SC

18
ago

analista de tecnologia/ infraestrutura

Florianopolis - SC

25
jul

Analista

Florianopolis - SC

14
jul

Estagio

Florianopolis - SC

12
jul

Analista de suporte de TI

Florianopolis - SC

10
jul

Service Desk

Florianopolis - SC

08
jul

Assistente de Tecnologia

Florianopolis - SC

29
jun

Suporte

Florianopolis - SC

24
jun

ASSISTENTE DE SUPORTE TÉCNICO (N1)

Florianopolis - SC

23
jun

Suporte

Florianopolis - SC

18
jun

ASSISTENTE DE SUPORTE TÉCNICO (N1) - ITACORUBI - F

Florianopolis - SC

17
jun

Analista de Suporte Técnico

Florianopolis - SC

14
jun

Analista de Dados

Florianopolis - SC

12
jun

Analista de Suporte técnico

Florianopolis - SC

04
jun

Analista de Processos e Inovação

Florianopolis - SC

04
jun

Analista de Suporte

Florianopolis - SC

02
jun

Técnico de Suporte

Florianopolis - SC

02
jun

Analista de Suporte Técnico

Florianopolis - SC

28
mai

ASSISTENTE DE SUPORTE TÉCNICO (N1)

Florianopolis - SC

15
mai

Técnico de informática

Florianopolis - SC

17
mai

Estágio TI

Florianopolis - SC

15
abr

Técnico de informática

Florianopolis - SC

19
fev

Analista, vendedor

Florianopolis - SC

15
out

Desenvolvedor React Junior

Florianopolis - SC

28
ago

Estágio

Florianopolis - SC

27
ago

Monitor de alunos

Florianopolis - SC

31
jul

Desenvolvedor Front End

Florianopolis - SC

20
jul

Auxiliar Administrativo

Florianopolis - SC

25
abr

recepcionista

Florianopolis - SC

07
set

Jovem Aprendiz

Florianopolis - SC

02
mai

Auxiliar Administrativo

Florianopolis - SC

15
mar

Marketing digital, digitação, vendas online

Florianopolis - SC

18
fev

helpdesk

Florianopolis - SC

11
fev

qualquer coisa

Florianopolis - SC

30
nov

Análise Desenvolvimento de sistemas

Florianopolis - SC

20
ago

Home office

Florianopolis - SC