Gerente Geral, Diretor de vendas
Síntese de Qualificações
-Líder executivo com larga experiência em empresas locais e multinacionais, atuando junto a clientes brasileiros e latino-americanos, proporcionando excelentes resultados de crescimento em vendas e margem por meio da definição e implementação de estratégias bem definidas.
-Experiência no segmento de materiais de construção, indústria em geral e automotivo orientando equipe de vendas para atingir as metas.
-Agente de transformação digital - implementação de CRM, Dashboard, Geração de leads, Power BI, pesquisa de mercado, Go to Market strategy.
-Forte know-how em preparação e implementação budgets anuais. Envio de relatórios regulares para matriz / acionistas.
-Profundamente envolvido em melhorias na jornada do cliente e retenção de funcionários.
-Grande experiência negociando com distribuidores, home centers (redes varejistas) e atacadistas dos segmentos de indústria e construção.
-Excelentes resultados alcançados (Ebit) pelo controle de custos, crescimento de market share suportado por equipes motivadas
-Sucesso no desenvolvimento / lançamento de produto no canal de distribuição / indústria / usuário final e marca própria.
Experiência Profissional
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Diretor Geral - POLIPOX, Brazilian Company (12/2019 a 7/2020)
Responsabilidade total do PL. Desenvolvimento e implementação de nova estratégia de crescimento para os próximos 3 anos.
1) Reestruturação da área comercial: fev 2020 apresentação ao conselho o novo plano estratégico, Gerente comercial contratado para Indústria, Gerente comercial contratado para Varejo, Contratação de 15 representantes comerciais externos para o segmento de varejo, Implementada nova forma de calcular o salário variável da equipe de vendas com base em KPIs, Atuação da equipe comercial com foco no cliente / oportunidade, Implementada agenda de treinamentos sobre técnicas de vendas, aumento das vendas para a indústria e canais de varejo.
2) Transformação do departamento de Marketing: Cooperação com a equipe de vendas, Visitas a clientes acompanhadas por vendedores, Desenvolvimento de material de suporte de vendas (PDV), Implementada a cultura de campanhas de marketing, atuação do MKT em todas as fases de desenvolvimento do produto, Geração de conteúdo (Facebook, LinkedIn, Instagram), Novos projetos (CRM, novo site, dashboard), Desenvolvimento de manual para representantes externos.
3) Contratação de novo gerente industrial.
4) RH - Implementação de nova cultura empresarial para melhorar a retenção de funcionários, Gestão participativa implementada, Comunicação aberta com a fábrica e Adm, Implementado "comitê de crise" para lidar com os impactos do Coronavírus nos negócios,
Equipe: 65 diretos e 50 indiretos. -
Gerente Geral - Selena (European company) (7/2013 a 6/2019)
Responsabilidade total do PL.
Responsável pelo desenvolvimento dos negócios da América Latina com clientes private label, canal de varejo (distribuidores / atacadistas) e vendas diretas para indústria e aplicadores profissionais do segmento de construção.
Participação ativa com diretor de vendas e gerente de marketing no desenvolvimento de estratégia comercial, campanha de vendas, lançamento de novos produtos e posicionamento de preço.
Coordenação com o diretor financeiro da Implantação de novos procedimentos, relatórios e controles para a filial.
Definição da nova estrutura da empresa (vendas / logística / finanças / produção), desenvolvimento de plano estratégico de distribuição, revisão de todos os contratos com fornecedores e clientes.
Aquisição e startup de linha de produção de espumas (aerossol).
Responsável pela mudança da empresa de Ponta Grossa para Curitiba.
Membro do comitê global responsável pelo desenvolvimento da nova estratégia da empresa 2019-2021.
Elaboração de budget anual e apresentação para diretoria na Polônia.
Estreito relacionamento com a Embaixada da Polônia (Brasília) e Consulado (Curitiba).
Time: 28 diretos e 50 indiretos.
Principais realizações: Desenvolvimento da estratégia de crescimento de vendas 2013-2016, entregou o dobro das vendas em moeda local nos primeiros 2 anos, tornou a marca Tytan líder de mercado no Sul do Brasil, Implementou com sucesso o programa de educação de mercado, implementou otimização de previsão de vendas, desenvolveu e implementou novo sistema de motivação para equipe de vendas com KPIs, introduzida com o melhor resultado no grupo Selena nos primeiros 2 anos nova solução dedicada a coberturas (solução impermeabilizante e conforto térmico / redução de custos com energia elétrica), armazém terceirizado com redução de custos em 15, alcançou melhora de margem bruta em torno de 35. -
Gerente de Unidade de Negócios - Parker Hannifin (1/2010 a 6/2013)
Responsabilidade total do PL.
Gerenciamento de manufatura, laboratório, supply chain e equipe de vendas.
Elaboração de plano estratégico e budget anual.
Implementação da política comercial.
Responsável pela mudança da empresa da cidade de Jundiaí para a cidade de São Paulo.
Manter o nível ideal de serviço ao cliente e implementação de KPIs.
Reporte ao diretor local e vice-presidente de novos negócios (EUA).
Time: 18 diretos e 16 indiretos.
Principais realizações: Melhoria da cobertura de distribuição em todo o Brasil, introdução de produtos nos principais clientes e segmentos, desenvolvimento / mudança de equipe de vendas, processo de produção aprimorado, redução do write-off e obtenção de Ebit 15 acima do planejado.
Formação Acadêmica
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MBA (2/2002 a 6/2003)
MBA Business Economy - Universidade de São Paulo -
Superior (2/1992 a 6/1998)
Engenharia Industrial Mecânica - Universidade Bráz Cubas
Cursos e Certificações
Six Sigma - Green Belt