Consultor de TI
Síntese de Qualificações
Liderança de equipes de suporte técnico,
Elaboração de treinamentos, workshops e avaliações técnicas e comportamentais,
Análise de negócios e mapeamento de processos,
Planejamento em projetos de roll out de TI,
Excelente comunicação escrita e oral. Suporte ao cliente em incidentes, solicitações, problemas e mudanças,
Controle de indicadores de desempenho. Melhoria contínua, TQM (Gestão da Qualidade Total),
ITIL 4, Normas ISO 20000, ISO 27001 e ISO 9001, LGPD, Métodos Ágeis, Gestão de Projetos e Planejamento Estratégico de Negócios.
Experiência Profissional
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Consultor Autônomo (MEI) - Admin Gestão e Consultoria de TI (10/2018 a 11/2020)
onsultoria fundamentada em requisitos, regulamentações e normas ISO 20000, ISO 2700 e ISO 9001 bem como também no Guia de Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação (ITIL),
Avaliação e Diagnóstico do modelo de negócios das empresas do grupo (Clínica Médica, Funerária, Associação de Assistência e Saúde do Aposentados e Idosos, Call Center, Crédito Pessoal) considerando Estratégia, Inovação, Infraestrutura, Sistemas, TI, Pessoas (equipes internas, terceiros), Processos, Fornecedores/Parceiros, Interação com Áreas de Negócio, Processos de Comunicação interna e externa (com apoio do RH/Endomarketing), Redes Sociais (com apoio do Marketing).
Realização de treinamentos técnicos (normas de qualidade e gestão de serviços de TI) e workshops de brainstorming e elaboração de fluxogramas.
Estabelecimento de metodologias adequadas ao perfil da Empresa e da TI para apoio a Tomada de Decisões, considerando o posicionamento estratégico dos clientes. Análise SWOT, Ciclo PDCA, Diagrama de Ishikawa, Business Model Canvas, 5W2H, Matriz BCG, CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes).
Emprego da Gestão por Competências. Aprimoramento do processo de seleção, recrutamento, capacitação, aperfeiçoamento e análise de desempenho. -
Gerente de TI - Realiza Serviços Ltda. (3/2018 a 10/2018)
Responsável pela gestão estratégica e operacional da equipe de TI, Segurança da Informação e Telecomunicação, realizando mapeamento de Processos, Auditorias, elaboração Projetos e Estratégias/ Contingências visando a continuidade do negócio (PCN).
Líder em projeto de redefinição e análise crítica de processos. Responsável pela definição das estratégias de comunicação, treinamento e impactos organizacionais, e respectiva elaboração dos seus materiais de aplicação. Construção do cronograma do projeto, além da gestão e controle de seus entregáveis. Revisão e levantamento de possíveis KPIs e SLAs,
Criação do plano estratégico de Governança de TI,
Desenvolvimento de novos Processos e boas práticas, implantação de ferramenta GLPI para Service Desk, infraestrutura e sistemas, com métricas e indicadores, classificação de incidentes, solicitações, problemas e mudanças. Gerenciamento da área, com avaliação e acompanhamento dos SLAs propostos. -
Gerente de Ativos de TI - Econocom do Brasil S.A. (6/2017 a 10/2017)
Entrevistas para mapeamento e desenho de processos (AS-IS/TO-BE), confecção das matrizes de responsabilidades, documentações e gaps nas áreas Administrativa, Financeira, Jurídica, Logística e Suporte ao Cliente, para confecção de diagnóstico visando alinhamento à ITIL,
Gestão do processo de Ativos de TI, Configuração e Licenciamento de Softwares da Prudential Seguros do Brasil S.A. (IT Asset Manager) com o objetivo de ajudar a organização a entender o que está sendo instalado e executado no ambiente, permitindo utilizar os recursos de forma mais eficiente e segura,
Participação em Comitê de Mudanças e Mudanças Emergenciais. -
Especialista de TI - Econocom do Brasil S.A. (4/2016 a 6/2017)
Coordenação de equipe de 2 nível (Field Services),
Documentação de procedimentos e realização de treinamentos em redes, hardware, software e ITIL.
Proposição e execução de metodologias, no que tange a realização dos atendimentos pelosatendentes presenciais da equipe de 2 nível (técnicos de campo) no Tribunal de Justiça do RS,
Gestão de Conhecimento. Controle de indicadores de desempenho,
Participação em Comitê de Mudanças e Mudanças Emergenciais,
Elaboração dos seguintes entregáveis: Avaliação dos riscos da mudança, Análise das partes interessadas, Preparação de equipe e patrocinador, Estratégia de Gestão de Mudanças, Planos de comunicação direcionados, Planos para líderes, Planos de treinamentos, Planos de gestão da resistência às mudanças. -
Analista de Suporte Sênior - Dell Computadores do Brasil (7/2011 a 7/2014)
Suporte técnico por telefone, email e atendimento remoto, especializado aos clientes com equipamentos (tablets, notebooks, desktops e workstations). Solução de problemas de hardware e software, gerenciamento e controle de chamados,
Redesenho dos processos de Suporte Técnico através do levantamento do processo atual (AS-IS) e de como os processos deveriam ser (TO-BE) pelos canais de chat e mídias sociais,
Treinamentos técnicos para estagiários e novos funcionários.
Formação Acadêmica
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MBA (8/2012 a 3/2016)
Gestão de Negócios em Tecnologia da Informação - UNISINOS -
Superior (3/2006 a 12/2011)
Administração de Empresas - Gestão de TI - PUCRS
Cursos e Certificações
Microsoft Certified Solutions Associate Windows 8.1 (MCSA),
ITIL Foundation v3 (Information Technology Infrastructure Library),
ITMP (Information Technology Management Principles),
GRITC (Green IT Citizen).
Marketing Digital Cresça com o Google,
Gerenciamento de Serviços de TI c/ base na ITIL TI Exames,
Gerenciamento do Escopo de Projetos FGV,
Formação Auditor da Qualidade ISO 9001 ISO 19011:2018 Udemy,
Fundamentos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) Udemy,
Gestão de Projetos com Agile Scrum: O Guia Definitivo Udemy.
Conhecimentos Gerais
Sólida experiência em Gerenciamento de Projetos com base no PMBoK / PMI e Metodologias Ágeis.
Sólida experiência em implantação de Projetos
oERP (Senior Sistemas)
oCriação de Portfólio e Catálogo de Serviços de TI
oBase de Conhecimento, PSI (Projeto de Segurança da Informação)
oTI Verde (Descarte de Lixo Eletrônico, Telefonia VoIP e Armazenamento em Cloud)
oInfraestrutura (Computadores e Rede)
oRenovação de Parque Tecnológico
oFerramentas de Suporte Técnico (Service Now e GLPI)
oReestruturação da Área de TI
oPCN (Plano de Continuidade de Negócio)
oSistema de Abertura de Chamados para Suporte Técnico
oCall Center
oLicenciamento de Softwares
oQualificação Profissional
Sólida experiência em Governança de TI, atuando no Planejamento Estratégico das empresas e no Planejamento Estratégico da TI.
Sólida experiência em análise de custos e viabilidade financeira.
Sólida vivência em Gestão de Riscos.
Sólida vivência em Qualidade.
Sólida experiência em Gestão Comunicação.
Sólida experiência em análise de indicadores de Desempenho (KPIs), Gestão e Controle.
Sólida experiência em Mapeamento e Gestão de Processos / Melhoria de Processos.
Sólida experiência em Gestão de Serviços e Portfólio de TI.
oGestão de Incidentes, Solicitações, Problemas, Mudanças, Configurações e Liberações.
Sólidos conhecimentos em PDCA, FCA, 5W2H, Kanban, SCRUM, Matriz RACI, Análise GUT, Business Canvas, Normas ISO 2000 e ISO 27001, ITIL e LGPD.
Sólida vivência em Gestão de Pessoas / Competências
oRecrutamento, Retenção, Motivação, Qualificação, Trabalho em Equipe, CHA (Conhecimento, Habilidades e Atitudes)
Sólida vivência em Negociação / Contratação e Gestão de Fornecedores.
Sólida vivência em Projetos com múltiplos fornecedores com integração e customização sistêmica, contemplando desenvolvimento, infraestrutura e Telecom.
Sólida experiência com Gestão de Patrimônio / Bens de TI (Hardware, Software e Telecom).
Sólida vivência em Auditorias de Segurança da Informação e Qualidade.
Sólida experiência na Gestão de Atendimento de Suporte Técnico / Demandas.
Sólida experiência na Gestão de Conflitos e Mudanças (GMUD).
Sólida vivência na liderança de equipes multidisciplinares, operacionais e técnicas em Áreas Administrativas e TI, gestão de equipes internas em composição com fornecedores.
Sólida vivência em gestão de equipes de desenvolvimento, infraestrutura, segurança da informação, telefonia, compras e gestão de contratos.
Sólida experiência em elaboração de treinamentos para equipes operacionais, com base nas deficiências encontradas através de pesquisas laborais e análise de desempenho.
Sólida vivência em Status para Executivos, Comitês e Alta-Gestão.
Sólida vivência em Comitês de Mudanças (GMUD), Inovação e Melhoria Contínua