Gerente Administrativo
Síntese de Qualificações
Meu nome é Rafel Monteiro Parreira, tenho 40 anos, sou casado e tenho 1 filho, residente de Volta Redonda. Contador formado, com Inglês Básico.
Tenho sólida experiência de 20 anos na área Administrativa / Financeira, e Gestão de Equipe, gerenciando equipes de até 130 profissionais, com atuação em empresas nacionais de médio e grande porte: Sistema S (SEST SENAT e SENAC), Equipamentos Médico Hospitalares (DF Vasconcellos), Indústria Farmacêutica (Instituto Biochimico), Metalurgia (Saint Gobain), Siderurgia (White Martins) e Prestação de Serviços (Comau-Grupo FIAT e Manserv).
Atuo em cargo de gestão desde 2005, e já atuei em praticamente todos os setores Administrativos e Financeiros, com Gerenciamento também de operação e produção em algumas oportunidades, tenho grande capacidade de adaptação, análise de processos e padronização com objetivo de elevação de produtividade, faturamento, redução de custo e consequentemente melhora no resultado líquido.
Principais Realizações Profissionais:
- Revisão e padronização de todos os processos da área da Saúde (Odontologia, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição) durante a pandemia, elevando a produtividade e faturamento da Unidade do SEST SENAT de Barra Mansa.
- Reestruturação da área produtiva, substituindo funcionários antigos com alto custo, por MO mais qualificada e com menor custo, aumentando a produtividade e qualidade, com redução de 40 nos custos mensais, DF Vasconcellos
- Reestruturação de toda a liderança do setor Administrativo e melhoria dos controles e criação de indicadores para RH, Almoxarifado, Frota, SSMA, TI, Finanças e Facilities, Manserv
- Redução do Endividamento, renegociando prazos e vencidos com Fornecedores e obtenção de novas linhas de crédito, Biochimico
- Redução da Inadimplência que chegou a 39 em 2013 para 4 em 2016, Biochimico
- Redução de 35 nas compras, reduzindo os estoques e melhorando a produtividade, economia de RS 1,25 milhão em 2016, DFV
Experiência Profissional
-
Coordenador Administrativo Financeiro
Gestão direta de 20 funcionários.
Responsável por toda as operações administrativas e financeiras, incluindo as áreas de RH, Compras, Contas a Pagar, Contas a Receber, Planejamento Financeiro, Fiscal, Facilities. -
Coordenador de Contrato UT Light RJ - Manserv Montagem e Manutenção S/A (7/2018 a 2/2019)
Gestão direta de 80 funcionários.
Coordenação na UT Light (580 colaboradores no total) dos setores de Apoio a operação como RH, Frota, Almoxarifado, SSMA, TI, Facilities, Treinamento, Controle de Qualidade, Administração e Back Office. Responsável pelo gerenciamento e aprovação no SIG das requisições de compras, controles de faturamento e despesas, com grande foco em Resultado Operacional (RO).
Reestruturação de toda a equipe de apoio feita entre Junho e Setembro de 2018, Acompanhamento diário da produtividade junto aos Coordenadores da operação, Participação em negociação de tarifas junto ao cliente Light, -
Gerente Administrativo Financeiro - DFV Comercial e Industrial Ltda (6/2012 a 6/2017)
Gestão de 120 funcionários
Responsável pela Fábrica de Valença/RJ, gerenciando equipe de 120 funcionários, entre coordenadores, supervisores, administrativos e operários, com os setores: Produção (Usinagem, Pintura, Ótica e Montagem), Indiretos (PCP, Controle de Qualidade, Almoxarifado e Expedição), Administrativos (RH, Compras, Financeiro, Faturamento e TI), Vendas (Vendas Nacionais, Comex, Marketing, SAC e Pré-Vendas), Engenharia, Serviços Gerais e Portaria.
Responsável pela geração de caixa, negociação com bancos, aprovação de vendas, contratação de funcionários, Planejamento estratégico, Projetos de novos produtos entre outras tarefas.
Principais Realizações - DFV:
- Reestruturação da área produtiva da empresa, com a substituição de funcionários antigos e custo elevado, por mão de obra mais qualificada e com menor custo, melhorando a produtividade, qualidade e redução em torno de 40 (RS 80 mil mensal) no custo de MO de produção,
- Redução do Endividamento da Empresa, renegociando prazos e vencidos com Fornecedores e obtenção de novas linhas de crédito,
- Redução no custo de MP e Insumos, com modernização dos equipamentos produzidos, resultando em melhor posicionamento de mercado e redução de CPV e aumento de Margem,
- Evolução do EBITDA negativo há anos, para levemente positivo em 2016, mesmo com a crise nacional, o que demonstra que a DFV tem futuro promissor e é totalmente viável como negócio,
- Redução da Inadimplência que chegou a 39 em 2013 para 4 em 2016,
- Redução de 35 nas compras quando assumi em 2016 a área de produção, reduzindo os estoques e melhorando a produtividade, economizando RS 1,25 milhão no ano de 2016 em comparação com 2015 e em 2017 continuamos reduzindo as compras, melhorando assim o fluxo de caixa.
Formação Acadêmica
-
Pós-graduação (1/2012 a 1/2021)
Especialização em Docência para Educação Profissio - FATEC -
Superior (1/1999 a 12/2002)
Ciências Contábeis - UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
Cursos e Certificações
Curso técnico Médio (2o grau):
TECNICO EM INFORMATICA, ICT - INSTITUTO DE CULTURA TECNICA (dez/1998) - concluída.
DAP1100 Data Analytics - Embry-Riddle Aeronautical University - 2020
Inglês Brasas
Conhecimentos Gerais
- Conhecimento e gestão dos setores: RH e DP, Compras, Contas a Pagar, Contas a Receber, Crédito e Cobrança, Fiscal, TI, Frota, Vendas Nacionais e Internacionais, Almoxarifado, Expedição, Produção, Operação de Manutenção, Projetos, Facilities, Contratos terceirizados, SESMT.
- Conhecimento de ferramentas de gestão e experiência em gestão de pequenas e grandes equipes.
- Perfil hands on
- Pacote Office (Excel avançado)