Analista Comerial
Síntese de Qualificações
Profissional com sólida experiência em marketing, trade marketing e inteligência comercial, atuando em empresas de grande porte nos setores de bebidas, varejo, bens de consumo e importação. Especialista em planejamento e execução de campanhas 360, gestão de carteira de clientes B2B/B2C, programas de incentivo de vendas e projetos de relacionamento (CRM). Forte atuação em análise de dados e data analytics (Power BI, SQL, Excel, Power Query) para geração de insights estratégicos, otimização do processo de vendas e expansão de market share. Perfil com experiência em consolidação de marca, liderança de equipes e negociação com canais internos e indiretos, sempre com foco em crescimento de receitas e fortalecimento de marca.
Experiência Profissional
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Analista Sênior de Marketing - Heineken Brasil (8/2024 a 3/2025)
Objetivos: Criação e implementação de programas de incentivo de vendas com abrangência nacional, englobando tanto equipes internas quanto canais indiretos, com o intuito de obter crescimento de receitas, lançamentos e engajamento de produtos, assim como fortalecimento de marca.
Core Skills:
Com ferramentas de data analytics gerava Reports por meio de: dashboards, relatórios, apresentações, rankings de performance, utilizando ferramentas como: Power BI, SQL, Excel, Power Query, Canva, Photoshop, Illustrator, PPT,
Suporte de sustentação de campanha junto a equipe comercial com foco o alcance de metas,
Coordenação de todo cronograma de entrega das agências de publicidade, design, eventos e fornecedores diversos,
Resultados
Campanha de lançamento da cerveja Lagunitas lançamento de produto para canal interno e indireto,
Campanhas como Amstel Final da Libertadores 2024 ação de crescimento em market share,
Campanhas como Heineken Final da Champion League 2024 ação de Consolidação de marca,
Campanhas como Heineken - Rock in Rio - ação de Consolidação de marca. -
Coordenador de Trade Marketing - Lindacor (Distribuidora AkzoNobel Coral Tintas) (8/2020 a 2/2024)
Cenário: Lindacor é uma distribuidora das tintas Coral, possui a exclusividade de distribuição no Rio de Janeiro nas áreas da Zona Oeste e Baixada Fluminense, sua carteira composta por cerca de 420 clientes contendo pequenos varejistas, redes locais e home centers.
Objetivos: Planejar, coordenar e implementar todo plano de marketing integrado com ações 360, com foco no relacionamento com o cliente, embaixador de marca, gestor de equipe e rentabilização de carteira.
Core Skills:
Ações de Vendas no trade em canais ON e OFF para aumento de receita, crescimento em market share,
Coordenação do programa de CRM Cliente Ouro - em busca de rentabilização da carteira,
Gestão de relacionamento por meio de incentivos de vendas, clube de benefícios e experiências únicas, ações de omnichannel, criação e coordenação e apoio à execução de ações Sell In/Sell Out, treinamentos e eventos.
Resultados
Expansão do projeto LojaCor projeto de lojas modelo da Coral,
Liderança no projeto Tudo de Cor projeto social de âmbito Global da Coral,
Consolidação do programa Cliente Ouro programa de relacionamento (CRM) -
Analista de Inteligência Comercial - Frescatto (9/2016 a 7/2020)
Cenário: Empresa brasileira de pescado com cobertura nacional.
Objetivos: Atuar na transformação de dados em insights estratégicos, identificando oportunidades de negócios e contribuindo para a otimização do processo de vendas das equipes comerciais. Foco em inteligência comercial, análise preditiva e suporte à tomada de decisão, visando aumento de performance, expansão de mercado e geração de resultados.
Core Skills:
Acompanhamento e analisar os principais KPIs, fornecendo informações diretamente as equipes de vendas,
Criação de forecast de vendas e relatórios analíticos de padrões de comportamento de consumo por canal (AS, fresco, IQF e granel),
Gestão de CRM focada em análise de dados e cruzamento de informações para a geração de novas oportunidades de vendas,
Acompanhar e avaliar as políticas de preços do mercado, movimentos de novos entrantes, campanhas promocionais da concorrência fornecendo insights.
Resultado de Destaque: criação do roadmap de vendas, é um insight analítico entregue semanalmente aos vendedores com oportunidades de negócios exemplos: Cliente que não compram Salmão a mais de quinze dias, clientes que estão com mix de produtos incompletos dentro do mês, entre outros.
Formação Acadêmica
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Superior (2/2025 a Atual)
MBA em Data Science (Ciência de Dados) - Instituto Infnet -
Superior (2/2012 a 12/2015)
Marketing - Universidade Anhanguera