gerente de vendas
Síntese de Qualificações
Experiência de 22 anos em empresas farmacêuticas de grande porte, tendo atuado em diversas áreas, como Nacional de trade marketing, Nacional de execução, Nacional de demanda, gerente de contas, consultor de PDV e promotor de merchandising.
Sólidos conhecimentos e vivência no varejo farmacêutico voltado para medicamentos de consumo (OTC), produtos nutricionais, especialidades da linha ética e dermatologia, genéricos e similar.
Conhecimento nos principais players do mercado, de diversos canais de distribuição e redes.
Implementação e gestão de área de trade marketing em três grandes multinacionais, administrando grandes orçamentos com olhar para o desenvolvimento de canal e categoria, sempre com foco no shopper.
Experiência em gestão de grandes equipes de vendas e merchandising. Definindo metodologia de trabalho e treinamento, estipulando indicadores e acompanhando resultados.
Experiência na organização e supervisão de eventos e feiras comerciais de grande e médio porte.
Liderança, orientação para resultado, inovação, criatividade, comunicação, raciocínio lógico-analítico, capacidade de trabalho sob pressão são algumas das habilidades que compõem o meu perfil profissional.
Experiência Profissional
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Gerente nacional de trade execução
Reportando-se a gerente de marketing
Implementação de equipe de consultores de vendas, inicialmente com 6 headcounts. Onde estruturei o modelo de trabalho, alinhamento comercial, desenho de indicadores e suporte de campo.
Ampliação para mais 36 representantes comerciais, pautado no resultado da equipe de consultores, que superou em 113 o crescimento dos CNPJs não atendidos.
Gestão das ações de demanda dos clientes que representam 50 do faturamento. Onde fazíamos um JBP junto ao time comercial e o cliente, alinhavamos os indicadores a serem alcançados e juntos desenhávamos as ações para o desenvolvimento de demanda.
Gestão do orçamento de trade mktg de 8,6milhões -
Gerente nacional de trade - Megalabs do Brasil (8/2016 a 2/2021)
Reportando-se ao diretor de vendas
Contratado para implementação da estrutura de trade, inicialmente focado em equipe de visitação de farmácias com objetivo de vendas.
Definição de regiões de atuação, painéis, modelos de avaliação, acompanhamento e gestão
Gestão de equipe de representantes de venda, iniciando com 10 headcounts. Dado o resultado 43 superior aos PDVs não visitados, obtivemos o desafio de abrir mais 9 territórios em março de 2017.
Controle e redução de desconto comercial, da média de 50 para 20, rentabilizando a venda trade.
Com a curva de demanda acelerada no painel trabalhado, ampliamos em mais 10 representantes em 2018 e iniciamos a estrutura de execução com uma equipe de 11 promotores de merchandising. Já em 2019 completamos o time com o total de 50 representantes e 4 coordenadores.
Crescimento de 45,4 versus o ano anterior e resultado 31 acima do painel não trabalhado
Reformulação da política comercial da empresa, desde o desconto de saída, considerando a margem adequada para empresa até o posicionamento de preço ao shopper sugerido pelo marketing,
Implementação de modelo de trade marketing interno, com uma estrutura de 4 posições: 2 trade canal, 1 trade categoria e 1 analista de trade marketing.
Gestão de investimentos de trade com crescente aumento de representatividade por conta de seus resultados. Em 2018, primeiro ano da estrutura de trade marketing o orçamento era de 1,2 milhões, passando para 19 milhões em 2021.
Realização de reuniões de JBP com os clientes TOP 20,
Controle e gestão de investimentos com acompanhamento do ROI das ações.
Reformulação de embalagens para adequação do produto ao perfil mais consumo.
Desenvolvimento de extensões de linha de itens OTC. -
Gerente nacional de trade - Aspen Pharma indústria farmacêutica (1/2010 a 5/2016)
Reportando-se ao diretor de vendas
Gestão de equipe de consultores, representantes de venda e promotores de merchandising. Totalizando 48 funcionários front office e mais 2 back office.
Participação no desenvolvimento das estratégias por produto junto ao marketing e responsável pela divulgação e implementação junto ao time comercial.
Desenvolvimento da reestruturação do setor de trade marketing, redefinindo setores e painéis de acordo com a estratégia da companhia e com o potencial de mercado de nossos principais produtos em cada região.
Reformulação e aplicação de novo modelo de trabalho da equipe de merchandising e vendas.
Implementação nacional da metodologia de trabalho do trade, baseada em passos da visita, fundamentos da farmácia e análises de MDTR para elaboração de propostas.
Responsável pela gestão de budget promocional de cerca de RS 3 milhões/ano, com a elaboração de calendário promocional nos principais clientes da companhia.
Formação Acadêmica
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Mestrado (1/2004 a 1/2007)
Economia empresarial - Universidade Cândido Mendes -
Superior (1/2000 a 12/2003)
Ciências Contábeis - Universidade do Rio de Janeiro