Diretor Administrativo Financeiro
Síntese de Qualificações
Profissional com mais de 25 anos de experiência em Gestão Administrativa Financeira, envolvendo as áreas de RH, Departamento Pessoal, Contábil, Planejamento, Compras, Auditoria e Facilities, com atuação em empresas como: Grupo Silvio Santos, RR Compacta Engenharia, Grupo Aldan, BDO Auditores Independentes, Banco Itaú e New Space BPO.
Assessoria direta à Presidência na tomada de decisões em reuniões estratégicas gerenciais, com apresentação de indicadores, métricas, balanços contábeis, Budget (Orçado X Realizado), plano de ação de projetos e da análise de inteligência do negócio para crescimento da organização.
Forte atuação em reestruturação financeira de empresas, da identificação das exigências legais e fiscais/tributárias brasileiras, bem como da captação de recursos em negociação direta com fornecedores, bancos - fundos de investimentos, visando à mitigação de perdas e sustentabilidade do negócio.
Implantação/revisão de processos, com elaboração e formalização de fluxos de trabalho, normas e políticas.
Reestruturação/estruturação de equipes, contemplando reaproveitamento interno com ferramentas de RH, processos de contratação e/ou treinamento de equipes.
Gestão de equipes com mais de 30 colaboradores diretos e indiretos, promovendo a transferência de conhecimentos, feedbacks constantes em reuniões de alinhamento para melhoria dos processos.
Conhecimento amplo em implantação e migração de sistemas como: ERP Protheus, SAP B1 e Khan realizando a gestão do projeto em interface com outras áreas do negócio
Experiência Profissional
-
Diretor Adm Financeiro
Gestão da área Financeira, Contábil, Recursos Humanos, Compras Nacionais e Internacionais, Faturamento, Controladoria, Cobrança e Facilities, coordenando uma equipe direta de 15 colaboradores e de 6 indiretos em 3 unidades do negócio,
Negociação com bancos estabelecendo limites e fechando operações, sendo interlocutor junto ao BNDES para obtenção de empréstimos e cadastramento de produtos,
Responsável pela implantação do ERP Khan, pela interlocução entre as áreas internas e a provedora de solução,
Reestruturação da área financeira, com Implantação do fluxo de caixa, do contas a pagar e receber, do controle de centro de custos por áreas, da gestão orçamentária mensal e anual, da provisão de receitas e impostos, gestão de carteira de inadimplentes e conciliação bancárias,
Reestruturação do setor de Contabilidade passando a utilizar o ERP corporativo, com interface de escritório terceirizado,
Estruturação do setor de Recursos Humanos para área estratégica, com desenvolvimento e implantação de políticas internas, planos de carreira, treinamento e desenvolvimento de colaboradores e seleção de pessoal,
Implantação da política de compras nacionais e internacionais visando melhoria no controle dos orçamentos para tomada de preços, e da descentralização para efetividade do setor,
Implantação de políticas de solicitação de adiantamentos de viagem, para análise e controle prévio dos gastos e questionamento das necessidades,
Negociação constante com parceiros de negócios e fornecedores, tais como Claro, Telium, Embratel, para efetivação de despesas operacionais serem mantida em níveis aceitáveis de operação. -
Gerente Administrativo Financeiro - RR COMPACTA ENGENHARIA (1/2009 a 10/2014)
Gestão das áreas Financeira, Contábil, Jurídica, Compras, RH, Departamento Pessoal, Serviços Gerais, coordenando equipe com 20 colaboradores diretos,
Implantação e estabilização do ERP Protheus, com criação da área de suporte ERP ao usuário, e da gestão do controle das atualizações da versão ao Sistema,
Responsável pelos fechamentos e balancetes contábeis mensais/anuais, do orçamento e da previsão de custos de orçado x realizado, bem como do controle financeiro dos projetos por obra de canteiro civil,
Responsável por garantir o funcionamento da cadeia de processos, envolvendo prazos e aprovação de despesas, viabilizando os pagamentos dos fornecedores em dia mediante implantação do centro de custos via Sistema ERP Protheus,
Ajuste no procedimento de envio de pagamentos das demais áreas ao Financeiro, definindo formulários e estabelecendo prazos e demais informações, replicando esta rotina aos canteiros de obras,
Implantação de treinamentos mensais às equipes, para alinhamento de rotinas financeiras e administrativas, com esclarecimento de dúvidas e possíveis melhorias nos processos, prazos e do envio de Notas Fiscais,
Redesenho das rotinas de aprovação dos pagamentos, com implantação de alçadas e prazos de pagamentos.
Principais Realizações:
Obtenção de recursos financeiros e linhas de crédito junto aos Bancos, para a continuidade da operação da empresa.
Intermediação junto a assessoria contábil para garantindo o fechamento contábil e a apresentação do Orçado x Realizado, não ocorrendo mais atrasos em pagamentos, que anteriormente eram constantes na empresa. -
Gerente Administrativo Financeiro - GRUPO ALDAN (1/2008 a 12/2009)
Gestão das áreas Financeira, Contábil e Compras, liderando equipe de 6 colaboradores diretos e 4 indiretos,
Responsável pela análise e apresentação dos resultados econômico-financeiro de cada unidades aos investidores,
Acompanhamento e atendimento da auditoria externa mensal, sendo responsável pela demonstração de balancetes e documentos,
Implantação de políticas de pagamentos (normas, prazos e alçadas) e das rotinas e aprovação de limites de pagamentos nas unidades de negócios,
Identificação das possibilidades de redução de despesas, envolvendo corte de quadro de funcionários e troca de fornecedores.
Principais Realizações:
Implantação do Budget por unidade (flat) - orçado x realizado, visando o acompanhamento mensal das despesas, proporcionando economia de até 15 nos custos fixos.
Reaproximação com a empresa fornecedora do ERP CMnet, visando corrigir falhas ocorridas na implantação do sistema e restabelecer a prestação do serviço de suporte.
Reestruturação da área Administrativa Financeira, sendo responsável pela mudança de postura da área, deixando de ser somente operacional para assumir um papel de agente fiscalizador.
Aproximação do escritório contábil, que enfrentava problemas de relacionamento com a antiga gestão, o que garantiu o fechamento contábil até o 5 dia útil, reduzindo em 15 dias.
Formação Acadêmica
-
Pós-graduação (1/2001 a 12/2001)
Gestão de Negócios - FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado -
Superior (1/1991 a 12/1995)
Ciências Contábeis - Faculdades Campos Salles
Cursos e Certificações
Profissional com mais de 25 anos de experiência em Gestão Administrativa Financeira, envolvendo as áreas de RH, Departamento Pessoal, Contábil, Planejamento, Compras, Auditoria e Facilities, com atuação em empresas como: Grupo Silvio Santos, RR Compacta Engenharia, Grupo Aldan, BDO Auditores Independentes, Banco Itaú e New Space BPO.
Assessoria direta à Presidência na tomada de decisões em reuniões estratégicas gerenciais, com apresentação de indicadores, métricas, balanços contábeis, Budget (Orçado X Realizado), plano de ação de projetos e da análise de inteligência do negócio para crescimento da organização.
Forte atuação em reestruturação financeira de empresas, da identificação das exigências legais e fiscais/tributárias brasileiras, bem como da captação de recursos em negociação direta com fornecedores, bancos - fundos de investimentos, visando à mitigação de perdas e sustentabilidade do negócio.
Implantação/revisão de processos, com elaboração e formalização de fluxos de trabalho, normas e políticas.
Reestruturação/estruturação de equipes, contemplando reaproveitamento interno com ferramentas de RH, processos de contratação e/ou treinamento de equipes.
Gestão de equipes com mais de 30 colaboradores diretos e indiretos, promovendo a transferência de conhecimentos, feedbacks constantes em reuniões de alinhamento para melhoria dos processos.
Conhecimento amplo em implantação e migração de sistemas como: ERP Protheus, SAP B1 e Khan realizando a gestão do projeto em interface com outras áreas do negócio