Coordenador de Utilidades
Síntese de Qualificações
Carreira desenvolvida em segmentos alimentício, farmacêutico, vidreira e portuário, por 21 anos, evoluindo de estagiário, Supervisor de manutenção, Coordenador de engenharia, Gerente de manutenção. Participei neste período de atividades estratégicas de grande amplitude, liderando equipes multidisciplinares e coorporativo.
Experiência Profissional
-
Gerente de Manutenção - ADM do Brasil (2/2024 a 11/2025)
Gestão de equipe de 84 profissionais de manutenção, engenharia e confiabilidade, garantindo a adesão aos regulamentos de segurança e padrões ambientais, promovendo uma cultura de segurança e eficiência dentro da equipe,
Acompanhamento das condições dos ativos e histórico de manutenção, utilizando dispositivos e sensores de IoT para monitoramento de equipamentos em tempo real.
Desenvolvimento e execução de um programa de manutenção preventiva que aumentou o tempo de atividade do equipamento de 70 para 90,
Implementação de CMMS para gerenciamento e rastreamento simplificados de ordens de serviço.
Acompanhamento da rotina para garantir que todas as atividades de manutenção sejam planejadas e programadas de forma eficaz,
Gestão de custos das contas de manutenção, análise e controle minucioso dos custos da unidade, mantendo o compromisso com o Budget do departamento, através do forcast mensal,
Gestão de pessoas, focado no desenvolvimento técnico pessoal, dando autonomia para as áreas executar respectivas demandas, sendo acompanhadas pelos supervisores dos setores,
Gerenciar o estoque de materiais e equipamentos necessários para a manutenção das instalações, -
Supervisor de Manutenção - EMS Farmacêutica (3/2023 a 1/2024)
Gestão da equipes de manutenção (PCM, mecânica, elétrica, refrigeração, instrumentação, automação, predial e utilidades), gestão de contratos de prestadores de serviços terceirizados para as áreas de manutenção e utilidades, gestão e acompanhamento dos indicadores de manutenção e utilidades, gestão das análises de falhas com o objetivo de garantir a confiabilidade no atendimento da manutenção.
Monitorar a aquisição dos itens de manutenção e serviços quanto aos prazos necessários para atendimento da necessidade estratégica da manutenção,
Gerenciamento dos planos de manutenção dos equipamentos do setor no sistema SAP-PM. Gestão da equipe de manutenção elétrica, mecânica, refrigeração e utilidades, planejamento, Implementação do Almoxarifado de Spare-partes, revisão nos planos de manutenção,
Suporte técnico em manutenção nos equipamentos de emblegem, manipulação e envase, HVAC, osmose reversa, chillers -
Coordenador de Manutenção e engenharia - Saint Gobain (3/2019 a 5/2022)
Coordenar e apoiar todas as demandas relacionadas à implantação de sistemas pertinente à manutenção,
Analisar, ajustar e fazer cumprir todos os cronogramas de manutenção dos equipamentos e linhas produtivas, reportando os desvios (KPIs) e andamento dos programas através de relatórios, controlando e administrando o orçamento do setor, apoiar e alavancar o desenvolvimento profissional da equipe, selecionando, treinando, avaliando o desempenho, zelando pela disciplina, segurança e harmonia da equipe, bem como efetuar a programação de férias e organizar as escalas de horários/turnos,
Promover a execução das melhorias contínuas nos equipamentos, efetuando as análises de causa das falhas/quebras, gerando planos de ações para maior confiabilidade, visando agilidade na solução dos problemas e redução de custos,
Desenvolver parceiros e fornecedores com novas tecnologias, observando sempre as recomendações dos fabricantes, visando à redução de custos, mantendo a boa performance e confiabilidade dos equipamentos,
Formação Acadêmica
-
Pós-graduação (3/2021 a 8/2022)
Engenharia de Confiabilidade - Unyleya -
Pós-graduação (2/2021 a 3/2022)
Gestão estratégica de custos - Faculdade Alfamerica
Cursos e Certificações
Word,
Power Point,
Excel,
IBM,
SAP PM,
Power BI
Conhecimentos Gerais
Desenvolvimento de importantes projetos de redução de Custos Fixos e Reduções de perdas em Processos, com ganhos Econômicos para a Organização,
Restruturação de departamento visando mudança de cultura para adequação as realidades de mercado e da companhia, obtendo excelentes resultados de performance mantendo motivação interna dos colaboradores,
Liderança do pilar de confiabilidade por 5 anos, implementando as técnicas e exigências do caderno anualmente estabelecido, com foco em redução de quebras, perda de rendimento por manutenção, perda de OEE por manutenção, custos, quebras totais e cumprimento do plano preventivo, dentro do WCM e TPM.
Gestão coorporativa em 3 unidades com desafio de engajamento entre elas,
Implementação de novos contratos mitigando perdas de produção por quebras, otimizando o processo produtivo,
Formação de líderes para o sucesso organizacional, buscando capacitação para profissionais assumir lideranças efetivas, fortalecendo equipe promovendo um ambiente colaborativo, contribuindo para o crescimento contínuo e a retenção de talentos .