Efetuar login ou cadastrar

CFO-Diretor Financeiro

Síntese de Qualificações

Carreira ascendente em empresas multinacionais de grande porte, com 35 anos de experiência nas áreas
Financeira e de Controladoria, principalmente nos segmentos Farmacêutico e de Embalagens.
Sólida vivência na direção, reorganização e reestruturação de empresas, tendo operado negócios de mais de
USS 800 milhões.
Relevante atuação na prospecção de novos negócios e oportunidades para a organização.
Certificado como Conselheiro de Administração pelo IBGC desde 2016 e Conselheiro Consultivo pela Associação
dos Ex Alunos FGV desde 2021.
Forte liderança e marcante atuação em programas de transformação cultural e organizacional.
Sólida experiência na Gestão de Conflitos.
Grande experiência nas várias áreas do negócio: Financeira, Contábil, Auditoria, Tributária, Governança
Corporativa, TI, Recursos Humanos e Jurídica, com importante histórico no gerenciamento de crises, assim
como na superação de metas.
Atuação Internacional importante em decisões estratégicas e exposição diária com executivos C Level em
países da América Latina, Estados Unidos e Europa.

Experiência Profissional

  • Diretor Administrativo e Financeiro - BrasAlpla Brasil Embalagens LTDA (2/2012 a 12/2019)

    Responsável pela gestão, reestruturação e reorganização das áreas administrativa, financeira, governança
    corporativa, tecnologia da informação e jurídica. Equipe de 37 pessoas.
    Responsável pelas áreas Contábil, Financeira, Fiscal, Auditoria, TI e Jurídico.
    Atuação decisiva na negociação com entidades financeiras e bancos para alongamento do perfil de
    endividamento, assim como no desenvolvimento de instrumentos financeiros para equilíbrio da gestão de fluxo
    de caixa.
    Também renegociei modelo de endividamento intercompany com casa matriz, alongando o perfil e
    estabelecendo programa para pagamento e remessa de dividendos.
    Reformulei e reforcei as equipes, financeira, contábil e fiscal aumentando competência técnica e gerencial.
    Mapeei processos de contingência trabalhista e tributária para maior transparência aos acionistas, mudando
    significativamente o modelo de gestão de RH e fiscal.
    Mapeei riscos e desenvolvi plano de implementação de modelo de governança corporativa, estruturando
    controles internos.
    Desenvolvi novo modelo de estruturação societária promovendo maior proteção dos acionistas e ativos, assim
    como oferecendo novas alternativas de planejamento tributário.
    Recomendei e liderei processo de substituição de escritório de auditoria externa, trazendo maior aderência às
    práticas contábeis brasileiras e IFRS.
    Liderei intensamente processo de reestruturação organizacional na primeira linha de comando da empresa.
  • Interim CFO - Contrato de 1 ano - IFER - Ferramentaria e Estamparia LTDA (1/2011 a 1/2012)

    Responsável pela reestruturação das áreas administrativa, financeira, IT e Recursos Humanos. Forte atuação na
    revisão do modelo de custeio e rentabilidade, adequação de ERP, geração de fluxo de caixa e outros mais. Atuando
    também como consultor e conselheiro dos acionistas nas estratégias de reposicionamento de mercado,
    estabelecimento da missão da organização, desenvolvimento de mapas estratégicos e métricas de avaliação de
    resultados visando excelência operacional, adição de valor ao acionista.
    Revisei e implantei novo modelo de custeio e rentabilidade por produto/cliente, atualizando o sistema de
    informações e corrigindo distorções.
    Liderei processo de reimplantação de ERP, visando melhor utilização do sistema, reeducando usuários,
    revisando processos, eliminando retrabalhos e redefinindo atividades e controles internos.
    Colaborei de forma decisiva no processo de implementação de normas, políticas internas e procedimentos em
    todas as áreas da organização.
  • VP Administrativo e Financeiro - Mauser Industria de Embalagens Industriais LTda (6/2007 a 6/2009)

    Responsável pelas áreas de Finanças, RH, Jurídico, Controladoria, Contabilidade, Fiscal, Custos e TI, com equipe de
    32 pessoas. Reporte ao CEO local e CFO Corporativo na matriz (Alemanha).
    Liderei iniciativa de redução de working capital, colaborando para implantação mais eficiente de planejamento de
    produção, assim como para intensa negociação de redução de prazos de recebíveis e pagáveis. Working capital
    reduzido de 19 para 13 e estoque reduzido de RS 30 milhões para RS 18 milhões. Conduzi processo de auditoria de fraude, juntamente com auditoria internacional, na áreas de RH, estoques e
    controles internos que identificou gaps em procedimentos e processos. Houve a implantação de medidas
    corretivas, tornando as informações mais transparentes e confiáveis.
    Promovi revisão completa do sistema contábil, corrigindo toda a contabilização e mapeando a contabilidade local
    para conversão em IFRS, minimizando riscos para o acionista.
    Estabeleci e liderei revisão completa do sistema de custeio, passando a apresentar resultados confiáveis e mais
    próximos da realidade, trazendo transparência e assertividade às decisões estratégicas de performance de
    produtos assim como maior precisão no sistema contábil de custos.
    Liderei forte processo de reestruturação organizacional acompanhada de revisão completa de rotinas e
    processos, adequando o headcount nas áreas financeira, RH e TI, de 60 para 32 pessoas, gerando economia de
    RS 1 milhão/ano.
    Administrei processo de reestruturação das áreas Operacional-Produtiva e Comercial, discutindo metas de
    reorganização, revisão de processos, controles e resultados com os executivos e CEO. Houve redução global de
    headcount de 1.160 funcionários para 750, gerando economia na ordem de RS 10 milhões/ano.

Formação Acadêmica

  • MBA (8/2009 a 6/2011)

    Master in Business Administration - Brazilian Business School
  • Superior (6/1981 a 6/1985)

    Ciências Economicas - PUCSP

Cursos e Certificações

- Executive Training Program Driving Corporate Performance Harvard Business School - EUA, 2011.
- Programa de Desenvolvimento GerencialOSB Interanational Systemic ConsultingAustria 2015-2016.
- Executive Training Program Risk Management Senior e Advanced KPMG Risk University, 2015-2018.
- CFO Estrategista Insper Instituto de Ensino e Pesquisa 2017.
- Certificação como Conselheiro de Administração Instituto Brasileiro de Governança Corporativa 2016.
- Certificação como Conselheiro Consultivo Advisory Council Team Ex.GV - 2021

Conhecimentos Gerais

Alicercei minha carreira em empresas multinacionais de grande porte, nas áreas Financeira e de Controladoria, principalmente nos segmentos Farmacêutico e de Embalagens tendo, nestes últimos 13 anos, atuado como Diretor Financeiro Estatutário e representante legal.
Ao longo de 35 anos acumulando experiência nestas áreas, desenvolvi competências para atuar como agente de mudança, contribuindo na reestruturação corporativa e transformação cultural, agregando valor às organizações pelo espirito empreendedor e inovador.
Sou consistente atuando na identificação e redução de riscos, desenvolvendo e implementando modelos de governança, além de dar suporte a acionistas na elaboração de estratégias de curto, médio e longo prazos. Tenho determinação para buscar resultados e habilidade para formar equipes de alto desempenho e gerir conflitos, mediando e conciliando.
Atuo e vivo tendo como fundamento, sólidos valores e princípios morais que me norteiam e me definem. Tenho como característica um sólido padrão de integridade e ética.

Currículos para Contábil, Fiscal, Economia em Santana de Parnaiba e região

30
nov

Estágio

Santana de Parnaiba - SP

10
ago

Analista Fiscal Pleno

Santana de Parnaiba - SP