Analista de Inteligência de Mercado
Síntese de Qualificações
Profissional com mais de 10 anos de experiência em Inteligência de Mercado, Pesquisa de Mercado e Análise de Dados, atuando na transformação de dados complexos em insights estratégicos que orientam decisões de negócio em diferentes setores.
Condução e gerenciamento ponta a ponta de estudos de mercado, qualitativos e quantitativos apoiando áreas de Gestão Estratégica, Marketing, Vendas e Growth (lead to cash). Atuação resultando em melhorias na precisão de dados, previsões, otimização de investimentos e suporte a decisões de expansão de mercado.
Experiência consolidada com diversas metodologias, abordagens, ferramentas e análises de Inteligência de Mercado e Comercial, além de bom conhecimento em novas tecnologias de análise de dados e IA.
Movida por desafios que exigem análise crítica, visão estratégica e conexão entre dados e pessoas. Busca constante por contribuir em projetos que unam novos conhecimentos e descobertas, inteligência analítica e impacto no negócio, fortalecendo a tomada de decisão baseada em evidências com foco em crescimento de receita.
Perfil analítico, comunicativo e resiliente. facilidade de comunicação e capacidade de traduzir achados técnicos em recomendações claras para executivos C-level e stakeholders.
Maturidade em relacionamentos interpessoais e em equipe, lidar em ambientes dinâmicos, pressões e desafios, definição de prioridades e fazer escolhas. Fluente em inglês, com experiência internacional.
Experiência Profissional
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Analista de Inteligência de Mercado - Grupo Setta (1/2024 a 7/2025)
Principais entregas: Segmentação de Clientes, Estudos do Mercado Mining Minerals, com levantamento e qualificação de leads para prospecção comercial e projeto de expansão, Implantação de CRM, Análise, Planejamento e Execução de ajustes de Cadastro de Clientes, Pesquisa de Satisfação de Clientes para Geração de Indicadores CSAT, NPS, Matriz SWOT - com Insights e Recomendações, Apresentações de Resultados e Planejamento para Diretoria e Presidência. -
Analista de Inteligência de Mercado - GEU - Grupo de Estudos Urbanos (11/2022 a 12/2023)
Estudos de mercado vocação, avaliação, expansão combinando metodologias de investigação e diagnóstico, técnicas de pesquisa qualitativas e quantitativas e geomarketing e geoprocessamento. Análise, Produção e Apresentação de relatórios de resultados, com matriz SWOT cruzada e contatos (permitidos) de possíveis parceiros e investidores em Projetos MIX Imobiliários de grande porte. -
Analista de Inteligência e Pesquisa de Mercado - Expertise Inteligência e Pesquisa de Mercado (4/2006 a 11/2013)
Execução ponta a ponta de estudos de Pesquisa de Mercado, quantitativos e qualitativos, ad hoc e de monitoramento entregas de relatórios completos, dasboards e apresentações executivas contemplando insights e recomendações. Destaques: Matriz de Serviços Brasilprev (Estudo do Cenário Competitivo), Unimed BH (Monitoramento anual de CSAT e NPS para Prestadores Próprios vs Credenciados, Testes de Produtos, User Experience para piloto e lançamento do APP Unimed BH.
Formação Acadêmica
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MBA (1/2025 a Atual)
MBA em Inteligência de Mercado - Live University - Ibramerc -
Superior (2/1988 a 12/1992)
Economia - PUC-MG
Cursos e Certificações
Licenciatura Plena em Matemática pela UNI-BH (ago/95 -nov/98)
English Proficiency pela Westminster School of London (1990/91)
Conhecimentos Gerais
Pesquisa de Mercado Primária Quantitativa e Qualitativa
Entrevistas em Profundidade
Focus Group
Pesquisas quantitativas online/offline
Testes de conceito e testes A/B
Customer Market Insights (NPS, CSAT, Churn, Fidelização, Jornada do Cliente)
Pesquisa de Mercado Secundária
Desk Research (pesquisa em fontes públicas e privadas)
Monitoramento de tendências setoriais e macroeconômicas
Benchmarking e análise de relatórios de consultorias (Nielsen, Gartner)
Inteligência Competitiva
Análises SWOT e SWOT Cruzada
Mapeamento de players (Play Book)
War Game (benchmarking competitivo)
Cliente Oculto para monitoramento da concorrência
Modelos Analíticos e Estatísticos
Segmentação de mercado (Cluster Analysis)
Atributos de Importância
Análise de regressão e correlação
Modelos preditivos (Forecasting)
Análise de séries temporais
Metodologias Estratégicas
5 Forças de Porter
Análise PESTEL (Político, Econômico, Social, Tecnológico, Ecológico e Legal)
Importância Declarada e Derivada
Análise de séries temporais
Ferramentas
Microsoft 365 completo, especialmente Excel e Powerpoint avançados
ETL e Dashboards (Power BI, Tableau, Looker Studio, Protheus/Totvs)
Data Mining
Programação e Automação (R, SQL, SurveyMonkey, SurveyToGo, SPSS)
Geomarketing (GIS)
CRM (Salesforce, Hubspot, RD Station)
Comunicação (Google Workspace, MS Teams, Slack, Whatsapp Empresarial)
Prospecção (IIR Industrial Info Resources, Construmarket/Rede de Obras, Empresômetro, Apollo.io, Linkedin)
Marketing (Mailchimp, Active Campaingn, Google Planner, Canva, Miro)