gerente de projetos/Scrum Master
Síntese de Qualificações
Profissional sênior com 26 anos de experiência na área de informática, em empresas multinacionais.
Exerceu funções de gerente de projetos, Scrum Master, analista de sistemas, analista de negócios e programadora.
Know-how na construção, motivação e gerenciamento de equipes de trabalho.
Utilização de metodologias ágies.
Comprometimento, visão, bom relacionamento interpessoal, boa comunicação e foco na resolução de problemas, são habilidades destacadas.
Vivência Internacional adquirida em treinamentos, participação em projetos e reuniões gerenciais na Escandinávia, Europa, América Latina e América do Norte.
Destaca-se conhecimento nas áreas de: Recursos Humanos, CRM, Vendas e Pós-vendas.
Fez parte do PMO da Volvo do Brasil, por 11 anos, gerenciando projetos para diversas áreas com equipes multidisciplinares e multiculturais.
Trabalho realizado constantemente com planejamento estratégico, levantamento de necessidades, mapeamento de processos, gerenciamento de orçamento, cronograma e riscos. Uso de metodologias SCRUM, BPM, PMBOK e CANVAS. Tem boa capacidade de planejar e delegar.
Tem domínio dos idiomas : inglês, português, espanhol e francês.
Experiência Profissional
-
SCRUM Master
Scrum Master para time T-Shape em tecnologia SAP e Web,
Gereciamento de projetos para a área de Recursos Humanos,
Participação ativa, dentro da empresa, na transformação para metodologia ágil,
Coaching para as práticas ágeis,
Incentivo a auto-organização do time,
Proteção da equipe nas distrações externas e internas,
Remoção de impedimentos, -
SCRUM Master - VIVO - Telefonica do Brasil (8/2017 a 2/2018)
Gereciamento de projetos para a área de B2C,
Coaching para as práticas ágeis,
Gestão de equipe garantindo práticas de metodologia Scrum,
Incentivo a auto-organização do time,
Proteção da equipe nas distrações externas e internas,
Remoção de impedimentos,
Construção e gerenciamento de orçamentos, -
analista de sist e negócios Sr/Gerente de projetos - Volvo do Brasil (4/1991 a 12/2016)
Criação e acompanhamento do road map de projetos.
Liderança no desenvolvimento de novos projetos desde a fase de conceituação até sua implantação. Definição de escopo, mapeamento de processos (AS IS e TO BE), definição de cronogramas e também do orçamento do projeto. Acompanhamento e suporte à equipe de desenvolvimento e testes durante a fase de desenvolvimento e implantação.
Responsável pelo alinhamento entre várias áreas de negócio da empresa e a área de TI.
Treinamento de usuários.
Formação Acadêmica
-
Pós-graduação (1/2002 a 12/2002)
Análise de Negócios - UNICENP -
Superior (1/1987 a 8/1990)
Processamento de Dados - Universidade Estadual de Maringá
Cursos e Certificações
Certificações :
SCRUM Master International Scrum Institute
ITIL Foundation
Cursos :
2017 SCRUM (Gerenciamento Ágil de Projetos de Software) - Training Education
2016 CAMP (Change Analysis Methods for Pre-Study) - Volvo Global University
Requirements Management Training - Volvo Global University
Elicitation Techniques - Volvo Global University
Stakeholder Relationship Skills for Project Managers - International Institute for Learing (IIL)
2013 Process Management - Volvo Greesnboro(USA)
2011 Strategic project management - International Institute for Learing (IIL)
Financial Best Practices For Project Managers - International Institute for Learing (IIL)
Effective Team Management - International Institute for Learing (IIL)
Effective Negotiations for Project Managers - International Institute for Learing (IIL)
2010 Preparatory for PMP Certification - Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Cross Cultural Management Gisele Marino
Conflicts Management - VOLVO
2009 International presentation techniques in Spanish Gisele Marino
2008 International presentation techniques in English Gisele Marino
2005 Analysis and Decision Making - UNICENP
2003 Negotiation Skills - UNICENP
Conhecimentos Gerais
Participação e coordenação de projetos envolvendo equipes da Suécia, França, Espanha, Inglaterra, India, China, Polonia, USA, Chile, Peru e Argentina.
Projetos realizados para as áreas de: desenvolvimento de concessionária, CRM, pós-vendas, manufatura, power train, compras, administração de vendas, recursos humanos e serviços financeiros.
Planejamento estratégico.
Confecção de planos de investimento e elaboração de orçamentos de TI.
Mapeamento e revisão de processos com recomendação de melhorias.
Levantamento de requisitos e estudos de viabilidade.
Conhecimento de metodologias SCRUM, CANVAS, BPM e PMBOK.
Avaliação, implantação e manutenção de sistemas locais e globais.
Participação e coordenação de testes em sistemas locais e globais.
Treinamento de usuários.
Avaliação, negociação e gerenciamento de fornecedores (RFP, RFI).
Definições de padrões para software básicos e gerenciamento de contratos.
Programação em COBOL, VSAM, CICS, VSE, SQL.