Gerência / Coordenação / Consultoria
Síntese de Qualificações
Profissional com mais de quinze anos no mercado de tecnologia, sólida vivência e experiência em projetos e produtos de software, melhorias e implantação para empresas de todos os portes. Expertise em gestão de equipes, processos e projetos. Excelente trânsito entre áreas técnicas e de negócio. Competências para adequação e utilização de metodologias ágeis. Possui Certificação ITIL e SCRUM Foundation, além de proficiência em modelagem de processos. Participante e organizador de feiras e congressos, como expositor e painelista. Perfil conta com capacidade de liderança, habilidades de negociação, visão sistêmica e estratégica.
Experiência Profissional
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Gestor de Produto - VHL Sistemas (10/2018 a 9/2019)
Foi responsável pelo levantamento dos requisitos e funcionalidades, junto a clientes estratégicos e patrocinadores dos projetos. Garantiu a operacionalização e a gestão técnica dos projetos em andamento, bem como, a gestão de equipes de desenvolvimento (Spring Boot, Angular, Node JS), com gestão de KPIs e Scrum. Atuou com desenho e gestão dos macroprocessos do setor e dos softwares web e arquitetura de microserviços que compunham as soluções. Principal resultado foi finalizar o projeto do software com antecedência (menos de um ano). -
Coordenador de Suporte Técnico e Serviços - InfoTV Comunicações (7/2017 a 10/2018)
Foi responsável pela equipe de suporte e implantação de software e hardware dos produtos da empresa (mídia out of home e totens de atendimento).
Implantamos ITIL, num primeiro ciclo de melhorias, complementando com melhorias pautadas em BPMN.
Contato com clientes-chave, como CELESC, Consórcio Fênix (Florianópolis) e AILOS (Blumenau), para elaborar plano de ação, contingenciamento e riscos, que envolviam estes contratos. Paralelamente iniciamos as tratativas para os projetos vindouros que seriam: ENEL (instalação de mais de 450 pontos de atendimento em todo Estado de Goiás) e TECBAN (painéis eletrônicos da rede Caixa 24 Horas).
Passamos a atuar com mais efetividade, com mais profissionalismo e com uma taxa reduzida de retrabalho, que era altíssima. -
Gerente de Suporte Técnico - Alkasoft Informática Ltda. (8/2010 a 7/2016)
Responsável pelo projeto de reestruturação do suporte técnico, que contou com redimensionamento da equipe e qualificação dos técnicos e analistas, mobilização das equipes de atendimento em níveis e funções. Elaborou, alavancou e gerenciou o projeto de melhorias dos fluxos de atendimento, levantamento de requisitos, documentação e entrega, remodelando estes processos com BPMN. Implantamos Kanban e ITIL, para obtermos maior controle sobre a entrega dos serviços e o acompanhamento das entradas, suas especificidades e criticidade. Buscando mais eficiência, adaptamos a ferramenta JIRA, que era utilizada apenas para controle dos projetos de desenvolvimento, integrando-a ao suporte e parametrizando de forma a coletar dados que pudessem nortear as atividades do departamento.
Liderou a implementação da melhoria de processos em todos os setores da empresa, modelando e gerindo o grupo de melhorias de processo. Atualmente estes processos encontram-se instaurados em toda empresa.
Dentro do modelo ágil, executou papel de Product Owner, levando as demandas e regras para as reuniões de sprint e validando a liberação dos entregáveis.
Idealizou, modelou e lançou o projeto de treinamento do cliente, que consistia em treinamentos mensais ou quinzenais em cidades estratégicas, estreitando a relação do cliente com a empresa. Esta ação trouxe um grande valor de popularidade para o software e uma grande quantidade de melhorias descobertas com a proximidade do usuário-final.
Paralelo a todas as atividades de gestão, participou de feiras e eventos no Brasil todo, por muitas vezes representando a empresa frente aos clientes, entidades como Tribunais de Justiça, Associações e outros órgãos.
Resumidamente, estas ações foram responsáveis por: Consolidar a presença da empresa como líder do segmento na região Sul do Brasil, Aumentar em 25 o faturamento anual deste produto, criar um grupo de processos/melhorias e zerar a taxa de erro nas entregas do suporte. -
Analista de Sistemas - Todo! BPO e Sistemas de Informática (9/2009 a 7/2010)
Líder Técnico de desenvolvimento de sistemas voltados a cobrança (WEB). Modelagem de soluções e arquitetura para desenvolvimento. Gerenciamento de demandas e recursos(PMBoK/Scrum). -
Analista de Sistemas - Directa Automação Ltda (10/2008 a 9/2009)
Projetos e sistemas para controle de produção e automação industrial,
Modelagem, levantamento de requisitos, viagens ao cliente, gestão de projeto e recursos. -
Analista de Sistemas - CPMBraxis S/A (7/2007 a 10/2008)
Projetos de software ( Físico e lógico ) para alta e baixa plataforma. Controle de demandas, engenharia reversa, modelagem e treinamentos.
Atuação em projetos de âmbito nacional. -
Analista de Sistemas - Microsiga S/A (7/2006 a 7/2007)
Atividades relacionadas à customizações do ERP Protheus, consultoria e suporte ao cliente. -
Analista de Sistemas - Plaszom Zomer Ind. de Plásticos Ltda (11/2004 a 7/2006)
Análise e gestão de projetos e sistemas, suporte ao cliente interno, relação com fornecedores, coordenação de equipe, administração de banco de dados Oracle, treinamento de equipe.
Formação Acadêmica
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MBA (5/2020 a Atual)
MBA em Gestão de Projetos - Universidade Estácio de Sá -
Superior (7/2015 a 12/2019)
Gestão de TI - Estácio de Sá -
Superior (7/2004 a 7/2007)
Ciência da Computação - Unisul
Cursos e Certificações
Gestão e Modelagem de Processos com BPMN,
Tudo que um Gestor de Suporte Técnico deve saber,
ITIL - IT Infraestructure Library,
COBIT 4.1,
Gestão de Projetos com PMBoK,
FPA - Pontos de Função,
Desenvolvimento de Controllers (Contabilidade e Planejamento),
Oracle - DBA Fundamentals,
Delphi 7 - Desenv. de Aplicações,
Conhecimentos Gerais
Certificações
Scrum Foundation Professional Certificate (SFPC)
ITIL Foundation V3 Certified
Implantação, Consultoria, Gestão de Cronogramas,
Delphi, ORACLE, Gerenciamento de Projetos, ITIL, Java, UML, C, Modelagem de dados e sistemas, interfaceamento usuário, consultoria, etc.